Professores conectados ganham tempo para se dedicar ao ensino e aprendizagem

Professores conectados ganham tempo para se dedicar ao ensino e aprendizagem

No Brasil, os docentes utilizam 12% da carga horária para administrar tarefas operacionais, como preencher agendas, corrigir exercícios e provas, elaborar e revisar o planejamento, calcular notas, entre outras atividades. Essa é a conclusão de pesquisa conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

De acordo com o mesmo estudo, 20% é usado para manter a disciplina na sala de aula, sobrando 67% do tempo para o ensino propriamente dito. Se o professor estiver conectado com novas tecnologias, pode ganhar pelo menos os 12% da carga horária gastos com tarefas operacionais.

O processo operacional pode ser um grande vilão, demandando um tempo precioso que poderia ser investido pelo educador em melhorar a qualidade das aulas. Quando o docente passa a receber e transmitir informações de forma rápida e eficiente através de recursos tecnológicos, ele se torna um agente transformador que pode melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Aplicativos de comunicação com os pais, por exemplo, podem trazer uma experiência mais rápida e personalizada, tanto para a escola, quanto para os pais. O IsCool App, por exemplo, oferece diversas funcionalidades e serviços adicionais. Entre eles, a integração do aplicativo com o sistema de gestão escolar: o IsCool Sync.

Através desse sistema, o professor pode lançar notas e faltas no sistema de gestão escolar. Essa informação será retransmitida para o aplicativo, no qual os pais podem visualizar por meio do celular. Dessa forma, a rotina escolar do aluno pode ser acompanhada bem de perto, na palma da sua mão, literalmente.

Outras opções incluem o canal de atendimento que pode ser aberto entre pais e professores, sempre que houver necessidade. Também é possível agendar reuniões com os pais através do aplicativo, receber aceites para atividades pedagógicas que envolvam autorizações, além de promover enquetes com os pais sobre determinados assuntos.

O app permite que a comunicação da escola fique mais pulverizada e direcionada para os demais setores da escola, o que não acontece no caso da agenda física, na qual a comunicação fica a cargo somente do professor. Além disso, os comunicados e postagens podem ser agendados pelo aplicativo, o que permite que o docente se organize e se programe.

Outro fator que faz com que o professor ganhe tempo é a maneira como divulga as atividades pedagógicas, que podem ser compartilhadas imediatamente através da galeria de fotos. E o mais importante: o IsCool App garante a segurança da informação, já que o conteúdo de cada aluno é direcionado apenas para o responsável pedagógico ou legal da criança, dependendo do conteúdo.

Esqueça os comunicados de papel nas agendas. Com o aplicativo, os comunicados são enviados diretamente para os pais que recebem um aviso sonoro sempre que houver novas mensagens. Assim, a escola economiza com papel e no tempo gasto para preparar e distribuir os impressos. Ainda por cima, contribui para o meio ambiente e para que o professor tenha mais tempo com o que realmente importa: o ensino dos alunos.

Sobre o IsCool App

IsCool App é o aplicativo de comunicação escolar que mais cresce no mercado. Está presente em mais de 250 escolas em todo o país. Além de um menu completo de funcionalidades, possui design intuitivo, facilitando sua utilização por qualquer usuário. Sua interface amigável pode ainda ser personalizada pelo colégio.

Entre as funcionalidades, destaque para o feed de notícias, comunicados, enquetes e pesquisas, agenda e diário de classe, eventos, compromissos, canais de atendimento, autorização digital, serviços úteis, galeria de fotos e o módulo “Chegando”, que auxilia na organização da saída dos alunos.

O aplicativo escolar ainda permite integração com o banco de dados da escola, além de oferecer o módulo de matrícula e rematrícula por assinatura digital certificada. Inclusive, o IsCool App é o único aplicativo que oferece esse serviço com amparo legal. Ou seja, a assinatura digital passa a ter valor jurídico, resguardando os pais e a escola.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 3 =